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Núcleo Educação

Avaliação Educacional

Área de Avaliação Educacional

Avaliações Diagnósticas. As avaliações realizadas no âmbito do processo ensino-aprendizagem apresentam um caráter diagnóstico e pesquisam fatores que influenciam o desempenho de indivíduos no âmbito do que se propõe avaliar. Tais avaliações envolvem instrumentais de alta qualidade com o objetivo de apresentar um panorama fiel da realidade em estudo e estão embasadas em referências ou padrões de competências que se esperam ser desenvolvidos. A diagnose deve ser o sustentáculo dos instrumentos de avaliação; sejam eles testes cognitivos, questionários contextuais, grupos focais ou quaisquer outras ferramentas utilizadas.

Testes Cognitivos. Os testes cognitivos são instrumentos avaliativos e apresentam linguagem clara, objetiva e coerente; são validados por experts no assunto e por pequena amostra do grupo para o qual estão sendo elaborados, além de apresentarem parâmetros psicométricos adequados de seus itens. Para que cumpra sua função, os elaboradores devem ter por base uma matriz de referência para cobrir com segurança uma extensão de conhecimentos que seja correspondente ao que fora ou ao que será abordado.

Questionários de Contexto. Os questionários de contexto apresentam fatores intervenientes no processo de aprendizagem resultantes das interações entre o ambiente que envolve os alunos e as relações estabelecidas entre os diversos sujeitos do processo educacional. Trata-se de um instrumento de fundamental importância no processo de avaliação, pois a aferição da aprendizagem sozinha não é suficiente como parâmetro avaliativo.

Montagem de Provas. O uso correto de uma metodologia de montagem de provas, considerando-se a distribuição dos itens, compõe a qualidade do teste a ser realizado. A montagem de provas não se trata apenas de juntar itens ou questões, mas deve-se usar critérios estabelecidos que se não atendidos interferirão na análise psicométrica e poderão gerar resultados distorcidos no desempenho do aluno.

Testes Adaptativos. Os Testes Adaptativos Computadorizados são usados por instituições que utilizam a metodologia de análise da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e procuram ajustar as questões do teste ao nível de proficiência ou habilidade de cada aluno, criando, portanto, um teste ótimo para cada um. Tem por característica principal iniciar por uma seleção de questões de um banco de itens já calibrados com parâmetros de excelência, segundo os níveis estimados de habilidade ou proficiência de cada estudante. Entre as vantagens apresentadas, estão: a segurança na administração e correção do teste, a flexibilidade para realizar baterias de testes (todos os alunos não precisam fazer o teste ao mesmo tempo), a aplicação do teste é mais segura e maior rapidez no processamento dos resultados.

Análises Psicométricas. As análises estatísticas vinculadas a Psicologia asseguram a qualidade dos instrumentos avaliativos e que se relacionam a características mentais intrínsecas de uma pessoa. Essas análises estatísticas são realizadas em todos os instrumentos que compõem uma avaliação: os testes cognitivos, os questionários contextuais, os grupos focais e as entrevistas. Delas procura-se estabelecer relações correlacionais ou causais entre as variáveis pesquisadas, procurando indicar com maior precisão o que pode ser feito para melhorar os dados investigados.

Relatórios Técnicos e Pedagógicos. Os relatórios técnicos descrevem detalhadamente todos os passos de realização da pesquisa, das análises e da geração de resultados, permitindo que em qualquer tempo elas sejam replicadas. Os relatórios pedagógicos constituem-se na descrição traduzida de modo claro e objetivo dos resultados de todo o processo realizado. O relatório pedagógico deve possibilitar o entendimento das relações correlacionais ou causais entre as variáveis pesquisadas, oportunizando compreender a realidade e gerar políticas que possam melhorar a qualidade da educação. Ambos imprimem transparência e confiabilidade à pesquisa de avaliação realizada.

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