Avaliação de Desempenho Organizacional. A avaliação de desempenho dos colaboradores tem relação direta com os resultados da organização. O uso de avaliações organizacionais permite melhor alinhar as metas, manter o foco no desenvolvimento dos colaboradores, melhor empoderar os colaboradores para o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais, reconhecer resultados conquistados e manter constante processo de feedback entre todos.
Programas de Gestão por Competências. O Programa de Gestão por Competências em organizações públicas e privadas tem sido considerado essencial para que se alcancem eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados, além de racionalidade e efetividade dos gastos com seleção, contratação e capacitação dos colaboradores. No âmbito público, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas instituiu uma política, traçou as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal na Administração Pública e definiu a gestão por competências como a “gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição”. Ela também prevê a implementação de programas que promovam o uso adequado dos recursos públicos e de oportunidades mais equânimes de desenvolvimento dos servidores.