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Núcleo Psicologia

Recursos Humanos nas Organizações

Área de Recursos Humanos nas Organizações

Profissiografia. Proposta metodológica para o levantamento do perfil profissiográfico de um determinado cargo mediante a realização de uma análise detalhada de suas características e de suas peculiaridades. Nesta intervenção são identificadas as atribuições, as responsabilidades e as tarefas realizadas, incluindo os requisitos psicológicos e as características restritivas para o cargo. É uma análise mais profunda e detalhada dos pré-requisitos e especificações necessárias ao desempenho competente das tarefas e atribuições, pois os dados coletados são indicados por uma ampla amostra da população ocupante do cargo.

Mapeamento de Competências. Processo que identifica e operacionaliza as competências, em nível individual; sendo fundamental para a implementação da gestão por competências nas organizações. A metodologia aplicada permite identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para a gestão eficiente e o pleno desempenho de cada cargo; bem como elaborar a descrição do perfil de competências profissionais de liderança, técnicas e comportamentais exigidas. A descrição é feita em torno de referências a comportamentos observáveis no trabalho, a partir dos quais é possível diagnosticar a lacuna entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e as competências reais manifestadas, subsidiando, dessa forma, a tomada de decisão no desenvolvimento, a captação de profissionais e a prospecção de alianças e parcerias convergentes aos resultados organizacionais.

Avaliação de Desempenho. Ferramenta de gestão que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado individualmente ou em grupo. Ela mostra o nível de performance dos seus colaboradores, acompanha os objetivos traçados para os profissionais e retorna feedbacks relacionados ao desempenho proposto. Isto permite o desenvolvimento profissional das pessoas e das equipes, gerando maior produtividade, engajamento e motivação; além de uma melhor identificação de problemas e soluções e contínua geração de resultados melhores.

Gestão por Competências. Modelo de gestão que se propõe a planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização, as competências necessárias à realização de seus objetivos. Ela busca eliminar ou minimizar a lacuna existente entre as competências necessárias para a conquista dos objetivos organizacionais e aquelas que a organização dispõe no momento. Com base nos conhecimentos, nas habilidades e nas atitudes desempenhadas pelos colaboradores, esse tipo de gestão analisa e gerencia os colaboradores de acordo com seu perfil profissional, destacando os pontos fortes e os pontos de melhoria e desenvolvendo competências individuais e coletivas necessárias para que a organização consiga alcançar as suas metas e os seus objetivos.

Treinamento. Oportunidades de aprendizagem aos integrantes da organização nos diferentes níveis hierárquicos, mediante a aplicação de workshops, seminários, cursos online e monitoramento hands on. A aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras e habilidades resultam na melhoria do desempenho no trabalho, e permite a identificação e a superação de deficiências no desempenho das pessoas, a preparação de pessoas para novas funções e treinamento para adaptação das pessoas à introdução de novas tecnologias no trabalho.

Desenvolvimento de Pessoas. Auxílio na criação de trilhas de aprendizado e de conhecimento individuais ou de grupos, mediante a formulação de um programa educacional de médio a longo prazo. A organização fornece um conjunto de experiências e de oportunidades de aprendizagem para estimular o crescimento pessoal e profissional de seus integrantes e propiciar o amadurecimento de forma mais ampla. O desenvolvimento prepara as pessoas e as organizações para as diversas mudanças que ocorrem na sociedade, aumenta o nível de motivação e de engajamento dos colaboradores e gera um diferencial competitivo perante o mercado.

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